Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Gol Gti 89


Gol Gti primeiro nacional com injeção eletronica de combustivel, ainda mostra que tem poder de fogo,esportivo dos anos 80,ainda faz estrago,com seu baixo peso 890kg e 125cv , aliado logico ao prazer de dirigir  com seu cambio de engates justos e precisos , na minha opinião um dos melhore cambios fabricados ate hoje , esse conjunto der motor e cambio e espetacular , hoje um gol gti quadrado e considera do um classico da industria automobilistiaca nacional, gol gti sem duvidas despertou o sonho de muitos jovens na epoca e continua despertando ate hoje.
a primeira versão esportiva do gol foi  lançada em 1984  denaminada gt, o motor era de 1.8 cilindrada com potencia de 99 cv declarado pela fabrica mas esse motor naverdade rendia un 109 equipado com cambio de 4 marhas com  a quarta mais longa  e o carburador 2E era um canhão ele veio para desbancar o escort xr3,mais tarde a vw em 1987 mudou a carroceria denominada assim então gol gts esse modelo de 1987 tinha painel da versão gt retrovisores recuados proximo da porta,em 1988 a vw adota painel  satelite igual aos do fox (voyage de exportação)   final de 1988 a vw apresenta no salão do automovel a versão gti  motor ap 2000 com injeção le jetronic 125cv , eese  modelo era tão exclusivo que so vinha na cor azul monaco perolizado e so foram fabricados 19000 veiculos, em 1991 a vw restiliza o modelo com farois e capo mais baixos  a versõ gts ainda continua  sendo fabricada, em 1992 a vw adota catalizador nos doi modelos, em 1994  sai a ultima versão quadrada essa ultima saiu com direção hidraulica de serie , em 1995 a vw apresenta  outra carroceria denominada bola  essa com computador de bordo e 109cv de potencia ultilizando injeção magnet marelli, ja em 1996 a vw  lança a versão esportiva 16v esse para mim foi o top dos gtis , equipado com motor  com peças de audi esse rendia 145cv aquela bolha no capo dava a impressão  que o motor não cabia no cofre , em 1999 a vw lança a utima versão de gti  na carroceria do gol g3, ate hoje nos fãs de gol gti estamos orfãos de uma versão  de gol g5

Nenhum comentário:

Postar um comentário